Estudio Exploratorio sobre la Estructura Psicosocial de las Mujeres Inmigrantes en Portugal
Projeto de intervenção social co-financiado pela Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres (atual CIG).
Este projeto teve a duração de 18 meses e teve como objetivo prestar um serviço de atendimento personalizado em regime de tutoria habilitado para lidar com o amplo espectro de temáticas inerentes à integração social e laboral da população imigrante, particularmente as mulheres. Integrou, entre outras atividades, um gabinete multidisciplinar de atendimento personalizado à população imigrante, especialmente dirigido para as mulheres imigrantes, e a organização de sessões de sensibilização sobre variados temas relacionados com a igualdade de género e imigração.
Projeto PEI – Fatores Preditores de Empregabilidade de Migrantes: Implicações para as Políticas de Emprego e Para os Serviços de Apoio à Integração.
Projeto de investigação co – financiado pelo POEFDS com a duração de 18 meses que analisou uma amostra de 591 sujeitos oriundos do Brasil, Ucrânia e Guiné-Bissau (três dos maiores contingentes de imigrantes a nível nacional) com representatividade a nível nacional. Este estudo analisou temáticas referentes às especificidades do projeto migratório, da integração social, da trajetória e integração laboral, dos recursos individuais de capital humano, social e financeiro, da saúde mental dos imigrantes da amostra e de questões de género na migração .No âmbito deste projeto de investigação, a ASI procedeu à edição de 1500 exemplares de dois livros, a publicação do Estudo de Investigação e um Guia Prático sobre Imigração, distribuídos gratuitamente a entidades e particulares, e apresentados em dois Seminários de Divulgação no Porto e Lisboa.
Publicação de artigo cientifico sobre Empreendedorismo Imigrante
Publicação de um artigo científico na revista Migrações do ACIDI, de Outubro de 2008, intitulado “Empreendedorismo Imigrante: Fatores que influenciam este Percurso Profissional e atividade da ASI decorrente dos resultados do Projeto PEI”, posteriormente apresentado no Seminário de Lançamento da Revista em Lisboa (Novembro de 2008).
Investigación sobre Empowerment de Mujeres y Hombres Inmigrantes, (2010)
Esta investigação adota como critério de análise o género dos sujeitos e analisa empiricamente aspetos psicossociais (características socio – demográficas, integração socio-laboral), o impacto das questões de género sobre a população imigrante e as experiências de empoderamento das mulheres e homens imigrantes. A partir do estudo comparativo do género dos migrantes o objetivo é apurar boas práticas de fomento do empowerment de mulheres e homens imigrantes.
Caracterização Socio – demográfica da População Migrante do Concelho de Vila Nova de Gaia
Projeto de investigação na área da Imigração co – financiado pelo Fundo para a Integração de Nacionais de Países Terceiros aprovado pela Decisão Comunitária 2007/435/CE, através de um protocolo entre o ACIDI I.P. e a ASI. Este projeto visa um diagnóstico da situação da população imigrante residente no concelho de Vila Nova de Gaia, procedendo à caracterização da população migrante, identificação dos seus problemas e dos seus contributos para as dinâmicas de desenvolvimento do município.