Intervenção

CLAII PORTO ITINERANTE

Este Centro local de Apoio à Integração de imigrantes, teve início no ano de 2009 em parceria com o ACIDI e se prevê a sua continuidade por período indeterminado. Este CLAII tem um cariz itinerante, pelo que opera nas Juntas de Freguesia de Mafamude, Vilar de Andorinho, Centro Social Luso Venezuelano, Foz do Douro e São Félix da Marinha, através de parcerias estabelecidas entre as diversas Juntas de Freguesia/ Centro Social e a ASI – Associação de Solidariedade Internacional. Este serviço tem como objetivo a integração social e profissional da população imigrante, com especial atenção as mulheres migrantes. O Serviço de atendimento e apoio a esta comunidade é organizado com base na gestão integrada e ecologicamente orientada da multiplicidade de necessidades individuais simultaneamente envolvidas no processo de integração num país estrangeiro. O processo de integração é encarado desde uma perspetiva psicossocial centrada na especificidade de cada utente e do seu processo de integração, sem desvalorizar a ação potencial que o utente exerce sobre a sua realidade.

PROJETO SIMM – Sensibilização e Integração de Mulheres Migrantes e Marginalizadas

No Caminho para a Igualdade. Projeto de intervenção social co – financiado pela Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres (atual CIG) Este projeto teve a duração de 18 meses e teve como objetivo prestar um serviço de atendimento personalizado em regime de tutoria habilitado para lidar com o amplo espectro de temáticas inerentes à integração social e laboral da população imigrante, particularmente as mulheres. Integrou, entre outras atividades, um gabinete multidisciplinar de atendimento personalizado à população imigrante, especialmente dirigido para as mulheres imigrantes, e a organização de sessões de sensibilização sobre variados temas relacionados com a igualdade de género e imigração.

PROJETO STI – Sensibilização Transversal em Igualdade de Género

O Projeto STI – Sensibilização Transversal em Igualdade de Género, tendo duração prevista na sua implementação e execução de Março 2010 a Agosto 2012. Financiado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género visa a Sensibilização de públicos-alvo estratégicos que através da Participação Gratuita num Festival Anual de Teatro do Oprimido e da Edição de um Jornal Anual Temático impulsionarão a Disseminação da Igualdade de Género na população em geral.

PROJETO ALIANÇA SOCIAL PELA IGUALDADE

Projeto de Igualdade de Género e Imigração. Candidatura apresentada pela ASI em Janeiro de 2011, à Medida 7.3 – Apoio Técnico e Financeiro às Organizações Não Governamentais. Neste projeto projeto estão previstas realizar das seguintes atividades:

  • Gabinete de Atendimento e Apoio a dirigentes Associativos. Estão previstos 300 atendimentos;
  • Sessões de sensibilização para imigrantes nas temáticas consideradas chave para permitir a sua integração eficaz numa perspetiva de igualdade de oportunidades e género;
  • Sessões de sensibilização para Entidades do tecido Económico (Empresas) Sociais, Culturais, Educativas nas temáticas consideradas importantes para a Estratégia nacional ;
  • Preparação de um jogo interativo multimédia para distribuir nas escolas de forma a sensibilizar os jovens e professores para esta temática
  • A atividade: A Igualdade está na Rua e muito perto de ti. Esta atividade é outra das inovações do projeto consiste na preparação e representação de teatro invisível de rua (forma criativa e inovadora).
  • Certificado de Boas Práticas de Acolhimento e Integração de Imigrantes em Portugal. A ASI foi condecorada, em 2007, pelo ACIDI, OIM e FLAD com um Certificado de “Boas Práticas de
  • Acolhimento e Integração de Imigrantes em Portugal”, pelo percurso da Associação e atividades desenvolvidas que contribuem para uma melhor integração da população imigrante na sociedade portuguesa.